Dicas de produção de tv e cinema

Como escolher uma boa ideia para um programa de televisão,

criar, criticar e qualificar para depois realizar a ideia de produção

Uma boa ideia geralmente é o inicio da motivação para qualquer produção de vídeo, de um programa de tv ou de um filme etc , mas como muitos pensadores já observaram uma boa de ideia sem execução é apenas um sonho, que fica no papel, na mente, ou nos mais profundos desejos de um velho caderninho. Para ideia sair do sonho e do contexto imaginário é preciso muito planejamento, disciplina, pesquisa e conhecimento das funções e execuções da criação desejada, seja ela um filme, um programa de tv, ou até mesmo um canal no youtube. Em qualquer mídia na TV, Rádio, Cinema e Internet, quem executa as boas ideias? A produção, o primeiro passo é a produção executiva, por isso conhecer todas as atividades da televisão e da produção de um filme é fundamental.

Um pintor praticamente não encontra dificuldades em transferir suas ideias para a tela. Essencialmente, ele precisará de tintas, de pincel, naturalmente, de um pouco de técnica. É um trabalho solitário, com apenas o pintor envolvido no processo de ideias em imagens. Entretanto tal processo, quando aplicado a uma simples produção de televisão, é consideravelmente mais complexo. (ZETTIL, 2017, p.3).

Se você tem uma boa ideia e quer realizar uma boa produção de audiovisual, seja crítico com sua ideia. Faça as seguintes perguntas: Essa ideia realmente traz a atenção do público? Essa ideia informa para audiovisual? “A televisão não é um bom veículo para comunicação de grandes quantidades de informação detalhada. Você tem que selecionar os fatos mais importantes” (WATTS, 1990). Os assuntos ou a produção de um filme necessitam ter um nível de ineditismo e interesse humano. Depois de realizada pesquisa e avaliação da sua ideia, vamos para produção. Além da ideia ser boa, é necessário como em qualquer negócio que o programa de tv se renove com o tempo. Por exemplo, o programa do apresentador de renome Datena está no ar, desde 1997, “Brasil Urgente”, mas o programa “Domingo é show” com o mesmo apresentador, não durou um ano na televisão. Porque será? Oque aconteceu?Hoje os recursos para avaliação de uma ideia são enormes, como instrumentos de pesquisa on line ou até mesmo software de pesquisa, “datameter” etc. A utilização dessas ferramentas oferece uma proteção maior para o produtor e segurança na hora de execução de ideias de programas, shows, séries e filmes.

Compartilhar:

Deixe um comentário